31.12.05

Estação de trem




HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.

A ESTAÇÃO: A estação de Andradina foi inaugurada em 1937; esse mesmo dia é considerada a data da fundação da cidade, por Antonio Joaquim de Moura Andrade, daí o nome Andradina. A cidade foi aberta em terras da fazenda Guanabara, existente desde 1929 e de propriedade de Moura Andrade. Apenas cinco quatro meses depois a vila já era elevada a distrito, e, um ano depois, a município, demonstrando assim um crescimento muito rápido em uma região anteriormente tomada pela malária e pela leishmaniose. Aberta na variante de Jupiá, em 1940 passou a integrar a linha-tronco da Noroeste. Em 1986, a construção de uma estação nova, fora da cidade, mas sem a construção de uma variante, fez com que o pátio ferroviário fosse transferido para a nova estação, que recebeu o nome de Andradina-nova; a antiga teve todo o pátio e trilhos retirados, menos a linha principal. que continua até hoje sendo passagem dos cargueiros - o trem de passageiros desapareceu em 1996. Esse fato acabou ameaçando de demolição o prédio da velha estação; entretanto, salvo pelo tombamento municipal, ele em 1998 estava ameaçando ruir por falta de conservação.
Informação: Ralph Menucci Giesbrecht
http://www.estacoesferroviarias.com.br/autor.htm